A Vereadora Ingrid Firorentin (PT), participou do1º Encontro de Lideranças Municipalistas Catarinenses. O evento teve a participação do Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República Paulo Pimenta e da Representante do Ministério da Educação e Presidente do FNDE Fernanda Pacobahyba, na oportunidade, Ingrid entregou um pedido para o Ministério da Educação solicitando recursos para a construção dos CMEIS de Concórdia, e fomentou a importância da implantação da UFFS Campus Concórdia, entregando em mãos os documentos e projeto que haviam sido encaminhados ao fim do Governo Dilma.
O encontro ainda contou com a presença do Ministro da Assistência Social, Família e Combate à Fome, José Wellington Dias e do Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Wladez Góes.
Na presença do Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, Ingrid foi convidada a compor a mesa representando as parlamentares catarinenses, a vereadora pediu para o Ministro das Cidades a continuação da implantação dos projetos habitacionais de Concórdia, “ter casa é ter dignidade” e pediu que o ministro dê a preferência de o as casas para mulheres vítimas de violência doméstica. Em tempo entregou o projeto de asfaltamento da Rua Rosa Chiossi, principal o ao Bairro Frei Lency I e II, com o objetivo de arrecadar recursos para agilizar a obra.
Juntamente com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, Ingrid, entregou um projeto a pedido da AFICOR, Associação de Fibromiálgicos de Concórdia e Região do Alto Uruguai Catarinense, e faz um pedido especial para a disponibilização do Canabidiol, Ingrid é mãe de Autista, e entendedora da importância medicinal de canabinóides, considerando esta, uma importante pauta que precisa avançar em âmbito nacional, em resposta a Ministra fala da liberação do Canabidiol pela ANVISA, mas o o é limitado, e promete trabalhar juntamente com o SUS e a secretaria de Ciência e tecnologia para ibilizar o medicamento, uma vez que os desafios são o custo alto e a desinformação.
Ingrid também questionou sobre o programa de distribuição gratuita de absorventes para que cheguem aos municípios, alegando a vulnerabilidade das mulheres, e a necessidade de agilidade, a Ministra, por sua vez, responde que a dignidade menstrual está sim sendo trabalhada, mas que apesar do decreto do presidente Lula, está havendo uma demora na distribuição por conta da burocracia e contextos jurídicos istrativos do fornecimento junto às farmácias populares.
Por fim, em reunião com o Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, abordou a questão do Leite, iniciadas tratativas de resolução, estão sendo retomadas a taxação de produção estrangeira tanto do leite como derivados, uma vez que foi isentada pelo governo anterior, iniciando também uma maior fiscalização aduaneira mais assertiva de produtos ilegais. O que ampliará a procura nacional e conscientização da população para essa procura e valorização do produtor nacional.