Preocupado com a situação, Pegoraro relembrou que, juntamente com a vereadora Ingrid Fiorentin, visitou no mês de março o Programa Lixo Zero, em Florianópolis — reconhecido nacionalmente como referência na área. A partir dessa experiência, ambos elaboraram uma indicação com propostas concretas, que já foi aprovada pela Câmara e encaminhada ao prefeito de Concórdia.
“A questão do lixo é muito importante. Concórdia já vem enfrentando problemas com coleta, separação e destinação há algum tempo, e pouco foi alterado até agora. Precisamos de ações mais efetivas por parte do poder público, tanto no diálogo com as empresas responsáveis pela coleta, quanto na criação de alternativas como ecopontos para descarte correto de materiais como pneus, vidros e eletrônicos”, afirmou Pegoraro.
O vereador ainda reforçou que é essencial trabalhar a conscientização nas escolas e na sociedade como um todo, através de programas permanentes de educação ambiental. Segundo ele, investir em ações preventivas e estruturais também aumenta a vida útil do aterro sanitário e contribui para uma cidade mais limpa e sustentável.
“Concórdia é uma cidade organizada e precisa manter suas vias limpas, com um sistema de gestão de resíduos que funcione bem. Esse é um desafio que precisa ser enfrentado com seriedade”, completou.