O Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março, segue sendo uma oportunidade para fortalecer os direitos sociais e políticos de todas as mulheres, incluindo o direito sobre o próprio corpo.
É com este entendimento que a União Brasileira de Mulheres, UBM Caboclas de Concórdia, marcará a data com uma atividade pela vida das mulheres.
As 55 mulheres, vítimas de feminicídio em Santa Catarina em 2021, sendo três de Concórdia, serão representadas na Instalação Artística, que leva o nome “Caminhos Interrompidos”.
A atividade será no dia 8, das 16 às 20 horas, na Rua Coberta.
Junto com a instalação artística, serão realizadas abordagens com o público acerca da prevenção da violência doméstica.
O violentômetro, que é um indicador do acirramento da violência nas relações conjugais, será novamente enfatizado como um meio para sinalizar situações que podem levar ao feminicídio.
Esta ação marca a retomada da “Campanha Basta! Contra a Violência Doméstica de Meninas e Mulheres”, um projeto da UBM Caboclas, que teve início em junho de 2021.
O Dia Internacional da Mulher, também será lembrado na Tribuna da Câmara de Vereadores, no dia 9 de março. A presidente da UBM Caboclas de Concórdia, Ignez Busnelo, vai enfatizar a relevância da data ainda nos dias atuais, quase 50 anos após ser instituída pela ONU.