O fluxo de calor e umidade da região amazônica e áreas de baixa pressão atmosférica provocam temporais isolados em todo o estado, com risco moderado para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos pontuais, alerta nota divulgada na manhã desta segunda-feira, dia 13, pela Defesa Civil de Santa Catarina.
“Entre a madrugada e manhã desta terça-feira, dia 14, o fluxo de umidade se intensifica entre o Extremo-Oeste e Litoral Sul, provocando chuvas intensas e volumosas”, informa o órgão.
Os acumulados nas áreas em laranja do mapa variam entre 50 e 100 milímetros, podendo ocorrer em um curto período de tempo e com pontuais que podem superar estes valores. Nestas regiões, o risco é alto para ocorrências como deslizamentos, alagamentos e enxurradas pontuais.
Para a tarde de terça-feira, dia 14, ainda há condição para temporais isolados nas regiões de divisa com o Paraná, mantendo risco moderado para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos pontuais.
Previsão para os próximos dias
Quarta-feira: tempo permanece úmido no estado, com o sol aparecendo por alguns momentos em meio a nuvens e condições para pancadas de chuva e temporais isolados, principalmente na madrugada e posteriormente no final do dia, devido ao calor e a formação de uma nova frente fria no Rio Grande do Sul.
Entre quinta e sexta-feira: a frente fria avança para Santa Catarina ao mesmo tempo que começa a se afastar para o mar, combinada a um sistema de baixa pressão no sul do Paraguai e ao fluxo de calor e umidade da região amazônica, o que mantém a presença de nuvens no estado, bem como a condição para chuva e temporais, que podem ser mais abrangentes na quinta-feira, dia 16, sobretudo do centro ao sul do estado novamente.
Fonte:
Oeste Mais