Processo é dividido em duas etapas e pode ser realizado em computadores disponibilizados pelas unidades de ensino
A partir desta quarta-feira, dia 26, pais e responsáveis terão mais um período para fazer a matrícula dos estudantes na rede estadual para o ano letivo de 2022. O segundo período de pré-matrículas on-line pode ser feito para novos estudantes ou alunos que estão mudando de escola. O processo é realizado de forma virtual pela plataforma Matrícula on-line.
O sistema abre 8 horas de quarta-feira e segue disponível até 23h59 de sexta-feira, dia 28. As vagas disponíveis são remanescentes do primeiro período de matrículas, realizado em dezembro de 2021. Para efetivar a matrícula do estudante, é necessário entregar a documentação exigida na escola.
Todas as escolas terão um posto de atendimento com computador durante o período de matrícula para auxiliar os responsáveis no cadastro dos estudantes.
Processo
O procedimento é dividido em duas etapas. A primeira é a pré-matrícula, feita pela plataforma Matrícula on-line, onde o responsável cadastra os dados do aluno e escolhe uma das instituições de ensino que ainda têm vaga disponível, recebendo um protocolo para anotar ao fim do processo.
A segunda etapa do processo é a efetivação da matrícula, feita presencialmente na respectiva escola, quando devem ser levados todos os documentos do estudante e o número do protocolo de pré-matrícula para garantir a vaga.
O responsável pelo estudante deverá apresentar-se na Unidade Escolar até o dia 31 de janeiro, com os seguintes documentos originais e em cópia:
* Certidão de nascimento e/ou carteira de identidade;
* Histórico Escolar (no prazo de 30 dias após a efetivação da matrícula);
* Atestado de Frequência com indicação do ano/etapa que o (a) estudante está frequentando em 2021;
* Comprovante de residência, atualizado (até três meses anteriores à matrícula);
* 1 foto 3×4;
* Comprovante de renda bruta familiar (para os estudantes do Ensino Médio);
* Carteira de Vacinação ou Declaração de Regularidade de Vacinas emitido pela Unidade Básica de Saúde.
A diretora de Ensino da Secretaria de Estado da Educação, Maria Tereza Hermes Cobra, destaca que essa é mais uma oportunidade para as famílias que ainda não fizeram a matrícula de seus filhos na educação básica: “Fiquem atentos e em o site com antecedência para estar cientes de como funciona o processo on-line de matrículas”.
Volta às aulas 2022
O início das aulas na rede estadual para o ano letivo de 2022 está marcado para o dia 7 de fevereiro. Já os professores iniciam alguns dias antes, em 3 de fevereiro, para o planejamento pedagógico do ano letivo.
Fonte: Oeste Mais