Saretta sugere criação de cadastro para evitar desperdício de vacinas contra a dengue

Facebook
Twitter
LinkedIn
O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Neodi Saretta, enviou uma indicação ao Secretário de Estado da Saúde sugerindo a criação de um cadastro de pessoas interessadas em receber o imunizante contra a dengue, próximo ao vencimento das doses. A proposta também inclui a divulgação, nos canais oficiais da Secretaria de Estado da Saúde (SES), sobre a disponibilidade dessas vacinas com a devida antecedência.
A dengue tem sido uma preocupação crescente em Santa Catarina, e a ampliação da cobertura vacinal é fundamental para o combate à doença. Segundo Saretta, garantir que as doses prestes a vencer sejam aplicadas de maneira eficiente é uma forma de otimizar os imunizantes disponíveis, desde que haja planejamento e comunicação adequados.
“O poder público deve exercer seu papel de atender às necessidades da população por meio de políticas públicas efetivas. Essa proposta reflete a necessidade de fortalecer os cuidados contra o mosquito Aedes aegypti e proteger os catarinenses”, destacou Saretta.
O parlamentar ressalta que a criação de um cadastro voluntário, aliada à divulgação clara e prévia das doses disponíveis, permitirá o aproveitamento integral dos imunizantes, evitando desperdícios e ampliando a proteção da população catarinense. A medida se torna ainda mais relevante diante das recentes informações sobre o descarte de milhares de doses de vacinas, incluindo contra a dengue, devido ao vencimento do prazo de validade.
Além da indicação, Saretta também protocolou um pedido de informação solicitando que o Estado detalhe quais vacinas foram descartadas por prazo de validade e quais estratégias estão sendo adotadas para evitar o desperdício das doses. “É fundamental que tenhamos transparência nesse processo e que medidas sejam tomadas para evitar que imunizantes sejam perdidos, especialmente em um momento de preocupação com doenças como a dengue”, finalizou o deputado.

Fonte: Assessoria deputado Neodi Saretta

Veja também

Adicionar o seu comentário

vinte + 20 =

Em 2002, através de um sonho e um grande desejo que existia no coração de um grupo de pessoas e entidades, lideres juntaram as forças e se reuniram com um único objetivo: montar uma Rádio Comunitária na Cidade de Concórdia.
Este sonho se tornou realidade e hoje a Rádio 104FM se consolida no meio de comunicação e tem o seu papel fundamental na comunidade local e em toda a região.
Sempre com o intuito de levar para a comunidade programação de qualidade, música e informação, é atribuída a ela o título de “A Rádio Mais querida da Cidade”.

CONTATO