A Bancada do Partido dos trabalhadores na Câmara de Veradores de Concórdia, composta pelos vereadores André Rizelo, Ingrid Fiorentin e Margarete Poletto Dalla Costa, indica a senhora Giselda Frank a receber Título de Cidadã Concordiense.
Circular da bancada sobre a indicação:
Giselda Frank, é uma mulher movida por uma energia incessante. Nasceu no dia 17 de agosto de 1953, em Peritiba.
Até seus 11 anos morou com os pais e ajudava nos afazeres da casa e na roça. Aos 11 anos foi trabalhar de doméstica em Marcelino Ramos e uma das funções era cuidar da estação meteorológica da cidade. Estudou um tempo em Ivoti-RS e depois veio pra Concórdia aonde terminou o magistério no Colégio Estadual Prof. Olavo Cecco Rigon em 1973. Em seguida, já formada, assumiu a escola em Alto Bela Vista (Escola de Educação Básica Teixeira de Freitas), seu primeiro emprego, e assim começou sua vida profissional da qual sempre teve muito orgulho e empenho.
Ali casou-se e teve duas filhas, Suzana e Anelise.
Foi professora primeiramente e depois diretora por 12 anos. Em 1987, a família toda se mudou para Concórdia e a família foi completada pelo nascimento do menino Paulo.
Se divorciou e dedicou sua vida ao trabalho e aos estudos. Em 2002 tornou-se mestre em educação.
Trabalhou na antiga UCRE (atual CRE) como servidora pública efetiva, no qual ou em concurso público, para depois voltar a atuar em escola, mais especificamente no Colégio Olavo, como supervisora escolar, e a noite dava aulas na UnC.
Após se aposentar do Estado, novas oportunidades de atuação surgiram como quando atuou como assessora pedagógica na Secretaria de Educação do município na primeira gestão do então Prefeito Neudi Saretta.
Sempre buscando novos desafios profissionais, ela trabalhou como coordenadora pedagógica na Faculdade São Francisco de Barreiras por 06 anos (2006-2011), em Barreiras-BA, onde conheceu seu grande ídolo e idealizador da proposta educacional a qual se apaixonou e move a sua vida até hoje, o filósofo Dr. Pedro Bergamo, irmão de Tadeu Bergamo, amigo de longa da data dos tempos de Olavo e que a convidou para trabalhar na FASB. Em Barreiras conheceu e se encantou com as belezas do cerrado brasileiro, ao mesmo tempo em que se apaixonou pelo povo do oeste baiano pela sua sinceridade e afetividade.
Ao retornar para Concórdia em dezembro de 2011, ela continuou a trabalhar, assessorando pedagogicamente várias escolas de Concórdia e região, enquanto disseminava a proposta educacional que aprendeu do Dr. Pedro. Nesse retorno a Concórdia, se envolveu em atividades filantrópicas da região, mais especificamente na APAE, instituição na qual é vice- presidente atualmente.
Giselda Frank além de ótima profissional e mãe, também é uma ótima avó de 3 lindas netas, as quais ama incondicionalmente e faz tudo por elas.
Mas sua vida não se pautou apenas em desafios profissionais, mas também de vida. Após anos sofrendo das dores da artrose nos quadris, em 2012 realizou cirurgia para colocar próteses nos dois lados do quadril. Estas cirurgias, lhe proporcionaram uma vida normal e sem dores novamente. Mas os desafios não pararam por aí. Em março de 2021, após algum tempo já se sentindo estranha e mal, foi diagnosticada com doença renal crônica, tendo apenas 5% dos seus rins funcionando. E então mais uma batalha se iniciou na sua vida e, na qual se consistiam em dolorosas e complicadas sessões de hemodiálises, e seus efeitos adversos.
Mas lutou e persistiu, até a chegada da notícia (no fatídico dia 06 de março, mesmo dia que recebeu o diagnóstico da doença renal no ano anterior) de que um rim de 38 anos estava disponível para seu transplante. Um gesto maravilhoso dessa pessoa e sua família que optaram pela doação de órgãos.
Giselda é maravilhosa e podemos ver esse retorno na forma desta doação, pois quando lembramos que o que mais ela fez nessa vida foi se doar, se doou a família, se doou ao trabalho (até demais), se doou aos amigos, aos vizinhos, a quem precisasse de ajuda.
E assim, com essa vida nova, ela segue com a vida dela cheia de emoções e gratidão, cheia de energia para se doar sem pensar em receber algo em troca.
É nesta perspectiva que a Bancada do Partido dos trabalhadores, tem a honra de indicar a senhora Giselda Frank a receber Título de Cidadã Concordiense. Somos conhecedores de suas lutas, vitórias e somos gratos principalmente por acreditar e concretizar a educação como transformadora de vida.
Fonte:
Sublinhado
Sublinhado