Produção e tratamento de água é retomado após intervenção em adutora e manutenções

Facebook
Twitter
LinkedIn

A Concórdia Saneamento informa que o processo de recuperação do sistema deve demorar em torno de 48 horas, com mais dificuldades para os bairros mais distantes e em zonas elevadas.

A Estação de Tratamento de Água (ETA) Floresta retomou a produção e a distribuição de água tratada na noite de terça-feira, após intervenções realizadas na adutora de água bruta no bairro Vista Alegre e na captação no Rio Jacutinga, além de manutenção na ETA São Paulo. A Concórdia Saneamento informa que o processo de recuperação do sistema deve demorar em torno de 48 horas, com mais dificuldades para os bairros mais distantes e em zonas elevadas. Nesta quarta-feira, quedas de energia também estão repercutindo na velocidade de recuperação do sistema.

No começo da tarde de terça-feira, trabalhos foram realizados na Rua Anita Garibaldi, esquina com a Rua Mário Dalfovo, para reparar um vazamento na adutora de 300 milímetros. A tubulação de ferro tinha um rompimento   que já havia sido consertada pela concessionária anterior. A Concórdia Saneamento instalou uma abraçadeira de vedação tripartida no cano rompido. A obra contou com a colaboração do Corpo de Bombeiros Voluntários de Concórdia e da Diretoria de Trânsito da Prefeitura.

Principal adutora

“Essa é a principal adutora de água bruta e responde por 85% do volume captado para a ETA Floresta. A intervenção ocorreu dentro do planejado, apesar de imprevistos adicionais relacionadas à forte chuva que atingiu a cidade no momento de início da intervenção”, explica o superintendente da Concórdia Saneamento, José Roberto Epstein.

A companhia aproveitou a parada inadiável do sistema para fazer manutenção preventiva nos equipamentos eletromecânicos da estação de captação do Jacutinga, que sofreu obstrução na semana ada em razão das chuvas.

Com a interrupção no tratamento e na distribuição pela ETA Floresta, os volumes de caixas de água residenciais e comerciais foram consumidos mais rapidamente em razão das temperaturas elevadas. “Esses elementos acabam trazendo uma demora maior na recuperação. Então, a região do bairro São Cristóvão e bairros adjacentes da Tancredo Neves estão com dificuldades de recuperação. Também há maiores dificuldades no bairro Arvoredo e na região do contorno”, afirma Epstein.

Uso racional

Apesar dos alertas sobre os problemas, a Concórdia Saneamento tem recebido relatos e imagens de pessoas desperdiçando água na cidade. Na terça-feira, foram flagradas pessoas lavando calçadas e até telhados de edifícios. O superintendente Epstein apela à comunidade para que faça uso racional da água, para acelerar a recuperação do sistema.

“Diariamente temos uma média de oito a nove vazamentos consertados. Havia um ivo bastante significativo de vazamentos, que se somam aos novos que estão sendo identificados pelas equipes de geofonia”, destaca. Epstein diz que as características topográficas da cidade exigem elevadas pressões na rede, o que acaba causando número bastante expressivo de intervenções e manutenções. “O grande desafio nosso é reduzir as perdas, para que sobre mais água e, consequentemente, ela possa chegar de uma forma mais contínua”.

 

 

Fonte: Concórdia Saneamento

Veja também

Adicionar o seu comentário

cinco × quatro =

Em 2002, através de um sonho e um grande desejo que existia no coração de um grupo de pessoas e entidades, lideres juntaram as forças e se reuniram com um único objetivo: montar uma Rádio Comunitária na Cidade de Concórdia.
Este sonho se tornou realidade e hoje a Rádio 104FM se consolida no meio de comunicação e tem o seu papel fundamental na comunidade local e em toda a região.
Sempre com o intuito de levar para a comunidade programação de qualidade, música e informação, é atribuída a ela o título de “A Rádio Mais querida da Cidade”.

CONTATO