Grupo de Operação, Resgate e Salvamento com Cães é acionado para buscas por desaparecidos após enchente no RS
O Rio Grande do Sul a por um dos mais difíceis momentos da história do Estado, onde as fortes chuvas entre os dias 3 e 4 de setembro, elevaram o nível do Rio Taquari e arrasou diversas cidades pelo caminho, principalmente Roca Sales, Muçum e Lajeado. Em meio a esta situação, o com a missão de ajudar, o Grupo de Operação, Resgate e Salvamento com Cães (Gorsc) de Concórdia foi acionado para ajudar nas buscas de pessoas desaparecidas. O grupo concordiense é composto por cinco integrantes e mais o cão farejador, Thor, que estiveram na área atingida de Roca Sales desde o último fim de semana.
“É um cenário desolador o que ficou depois da enchente que atingiu a região do Vale do Taquari. Estamos em Roca Sales e realizamos uma varredura nas margens do rio e nos arroios, em busca de pessoas desaparecidas. Com auxílio do cão, vasculhamos cada espaço para localizar as vítimas. Além disso, no período da noite, atuamos como socorristas e condutores nas ambulâncias de atendimento, no qual levamos os pacientes até a cidade de Encantado”, diz o coordenador operacional do Gorsc, Andreo da Silva Andrade.
Esta é a terceira missão em locais de desastres de grande proporção que o Gorsc foi acionado. O primeiro foi no deslizamento de encostas em Petrópolis, no Rio Janeiro, ocorrido em 2022. Já o segundo foi em São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo, que foi atingido por fortes chuvas e deslizamentos no dia 19 de fevereiro deste ano.
As chuvas que atingiram o Vale do Taquari elevaram o nível do Rio em quase 30 metros acima do nível normal. Cerca de 46 mortes foram registradas e mais 46 pessoas ainda estavam desaparecidas até a data de ontem, dia 12. As tragédias ocorreram após a agem de um ciclone.
Fonte:
O Jornal