Dengue: Lula anuncia produção de vacina para pessoas de 2 a 59 anos

Facebook
Twitter
LinkedIn

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta terça-feira (25/2), um acordo entre o Instituto Butantan, o governo federal e a empresa WuXi Biologics para produzir, em larga escala, a primeira vacina 100% brasileira e de dose única contra a dengue.

O anúncio foi feito em cerimônia no Palácio do Planalto, ao lado da ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Por meio do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, o projeto conta com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no financiamento da pesquisa clínica; e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na análise do pedido de registro, que contempla a população de 2 a 59 anos.

Segundo o governo, o acordo possibilitará a distribuição de 60 milhões de doses anuais do imunizante a partir de 2026, no Sistema Único de Saúde. O investimento total do projeto é de R$ 1,26 bilhão.

A vacina está em fase final do desenvolvimento tecnológico. Em dezembro, o Butantan solicitou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a aprovação do imunizante.

Em 2025, o país registrou cerca de 401 mil casos prováveis da doença e 160 óbitos. De acordo com a ministra Nísia, a expectativa é vacinar toda a população elegível em um prazo de 2 anos.

Fonte: Metropoles

Veja também

Adicionar o seu comentário

três × dois =

Em 2002, através de um sonho e um grande desejo que existia no coração de um grupo de pessoas e entidades, lideres juntaram as forças e se reuniram com um único objetivo: montar uma Rádio Comunitária na Cidade de Concórdia.
Este sonho se tornou realidade e hoje a Rádio 104FM se consolida no meio de comunicação e tem o seu papel fundamental na comunidade local e em toda a região.
Sempre com o intuito de levar para a comunidade programação de qualidade, música e informação, é atribuída a ela o título de “A Rádio Mais querida da Cidade”.

CONTATO