A Concórdia Saneamento começou uma nova etapa de melhorias para o abastecimento de água, substituindo hidrômetros com mais cinco anos, após análise da concessionária. Em 2025, serão instalados cerca de 4 mil novos medidores – a cidade conta com cerca de 22 mil unidades. A renovação não tem custo para os clientes e vai padronizar o serviço com a instalação do cavalete em abrigo, no lado de fora do imóvel, assegurando a medição correta da água consumida e evitando distorções nas faturas.
A troca do medidor é realizada quando a companhia constatar que o medidor de consumo de água do imóvel está com a vida útil de funcionamento esgotada (mais de cinco anos), de acordo com a Portaria 246/2000 do Inmetro. O serviço de renovação do parque de hidrômetros é feito por colaboradores da Concórdia Saneamento, devidamente uniformizados e sem cobrança de qualquer taxa.
Responsabilidades
Conforme a Resolução 19/2019 da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris), o hidrômetro é parte integrante da ligação predial de água e pertence à concessionária do serviço. A empresa é responsável por instalar, manter, calibrar e substituir o medidor, seguindo recomendações técnicas e metrológicas oficiais.
O usuário é responsável pela guarda e pela preservação do medidor instalado no imóvel. Ele tem a obrigação de, conforme a resolução da Aris, permitir o para troca ou manutenção de medidor, realização de leitura e inspeções. Se não atender às solicitações para permitir o ao hidrômetro, o cliente está sujeito a multa, ressarcimento de danos e ainda ter o fornecimento de água interrompido.
A Concórdia Saneamento salienta que a substituição ocorrerá somente por conta do tempo de instalação ou alguma indicação de dimensionamento incorreto ao consumo medido mensalmente no imóvel.