Projeto Espaço Educativo Socioambiental ganha impulso com instalação de cisterna
A comunidade rural de Lajeado dos Pintos, localizada a 8 km do centro de Concórdia, recebeu um importante reforço da Sicredi UniEstados para o desenvolvimento do projeto Espaço Educativo Socioambiental. A iniciativa, que tem como sede a antiga escola municipal da localidade, contará com diversas unidades pedagógicas externas para temas ambientais. Entre elas, destaca-se a instalação de uma cisterna para o aproveitamento da água da chuva, estrutura viabilizada pelo Fundo Social do Sicredi.
O investimento tem como objetivo fortalecer as ações educativas da comunidade, incentivando o uso sustentável da água. A captação do recurso hídrico será utilizada para a irrigação da horta ecológica, do jardim e na limpeza dos ambientes. Além do impacto ambiental positivo, o projeto fortalece o compromisso da comunidade com a sustentabilidade e a preservação de seus recursos naturais.
Já o Fundo Social do Sicredi reforça a importância do cooperativismo como ferramenta para o desenvolvimento sustentável e a valorização das comunidades rurais. A expectativa é que a nova estrutura estimule ainda mais a educação ambiental na região.
PARCERIA DE LONGA DATA
Durante a entrega do Fundo Social, o líder comunitário Agenor Frigo destacou a importância do apoio da Sicredi UniEstados ao projeto, ressaltando que a instituição financeira cooperativa já é uma parceira antiga da comunidade no desenvolvimento do roteiro de Arqueoturismo Caminho da Roça, o roteiro agroturístico mais consolidade do município. “O Sicredi tem sido parceiro por anos. Agora, também está presente no projeto do espaço educativo socioambiental. É um recurso bem-vindo e muito bem aplicado”, afirmou Frigo.
Durante a entrega da ação social, foi realizada uma visita ao espaço pela equipe da Sicredi UniEstados, que contou com a presença da gerente da agência de Concórdia, Carina Mattana, e colaboradores, em que foi apresentada a estrutura e a relevância da iniciativa. “Consideramos esse apoio de fundamental importância. Esse espaço será muito visitado por milhares de pessoas. Dentro dele, haverá um do Sicredi e também do projeto do Rio, que foi desenvolvido no ano ado e retrata todo o percurso do Rio Lajeado dos Pintos, desde a sua nascente até a foz”, explicou Frigo.
APOIO ESSENCIAL PARA A AGRICULTURA FAMILIAR
A instalação da cisterna e demais equipamentos é vista como um avanço significativo para os moradores da comunidade, que em sua maioria são agricultores familiares. “Esse apoio foi muito importante porque a comunidade aqui é basicamente de agricultores familiares. Todo recurso que chega por meio de projetos, como agora, com o Sicredi, ajuda bastante”, ressaltou Frigo.
Fonte: Sicredi Uniestados