Novembro também deverá ser de temperaturas abaixo do esperado.
O comportamento caótico no tempo está alterando consideravelmente os padrões climáticos conhecidos. O principal fator com maior mudança é o de chuvas. Mas as temperaturas também foram bastante afetadas pela atuação do fenômeno El Niño, o principal responsável por bagunçar ainda mais o clima, especialmente no sul do país.
Com base em dados disponibilizados pela Estação Agrometeorológica da Embrapa Suínos e Aves, Concórdia registou temperatura média máxima de 24,3ºC em outubro, enquanto que a mínima foi de 16ºC. Esta média coloca outubro de 2023 como o mais frio dos últimos 14 anos, empatado com outubro de 2010 – ambos tiveram a mesma máxima -, ficando 1,5ºC abaixo da média deste período, que foi de 25,8ºC. Antes disso, outubro mais frio havia sido em 2008, quando fez 23,4ºC de máxima.
Dentro do último mês de outubro, a temperatura máxima registrada foi de 30ºC, valor alcançado em apenas dois dias. Esse já é um mês que costuma registrar máximas maiores, frequentemente ando dos 30ºC.
Já quanto à média mínima, esta ficou dentro do padrão esperado. Os 16ºC registrados em outubro ado são os mesmo alcançados nos últimos 14 anos. Isto mostra que no mês anterior as mínimas não caíram tanto, mas o que contribuiu para a situação atípica é que a máxima não subiu quanto costuma subir.
E novembro?
E o quadro não deve mudar muito em novembro, mês que já começou com frio e temperaturas na casa dos 10ºC no fim de semana. Conforme a Epagri/Ciram, neste mês a temperatura sobe pouco devido aos dias mais nublados e à chuva frequente, e ainda pode ocorrer um ou outro episódio de frio, com temperatura próxima de 0°C e formação de geada nas áreas altas do Planalto Sul.
Fonte:
Sublinhado