Aposentados receberão aviso sobre devolução de descontos na aposentadoria

Facebook
Twitter
LinkedIn
Beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) terão direito à devolução de valores descontados indevidamente de suas aposentadorias e pensões por entidades associativas – associações, organizações e sindicatos, que oferecem serviços e benefícios como descontos em farmácias, supermercados, comércio, planos de saúde e assistência jurídica aos aposentados e pensionistas.

A medida foi tomada após investigações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU) que encontrou fraudes em descontos realizados nas aposentadorias e pensões sem a autorização dos beneficiários.

Assim, a partir terça-feira, dia 13 de maio, aposentados e pensionistas receberão uma notificação sobre os descontos associativos em seus benefícios previdenciários para realizar a conferência. Caso o aposentado ou pensionista não tenha autorizado o desconto, ele poderá solicitar a devolução dos valores diretamente pelo aplicativo de celular, pelo site do Meu INSS ou, pelo telefone 135, que atende de segunda a sábado, das 7h às 22h.

O INSS acredita que a devolução pode chegar a R$ 292,7 milhões e estará disponível entre os dias 26 de maio e 6 de junho.

Segundo o advogado especialista em direito previdenciário, Carlos Alberto Calgaro, assim que o aplicativo Meu INSS mostrar os valores descontados, o aposentado deve declarar os débitos que não foram autorizados para o INSS notificar a entidade associativa apresentar prova da autorização ou devolver os valores cobrados.

É importante reforçar que o reembolso será feito pelo INSS, através de folha de pagamento adicional, sem necessidade de ação judicial ou intermediação de terceiros, o que ajuda a evitar fraudes e golpes contra os aposentados.

Em caso de dúvidas de como proceder nesta situação, é recomendável buscar a orientação de um advogado com experiência na área previdenciária para evitar maiores transtornos.

Fonte: Andrieli Trindade – Jornalista /Calgaro Advogados Associados – OAB-SC 3420 / 49 9.9909-3533

Veja também

Adicionar o seu comentário

quinze + dez =

Em 2002, através de um sonho e um grande desejo que existia no coração de um grupo de pessoas e entidades, lideres juntaram as forças e se reuniram com um único objetivo: montar uma Rádio Comunitária na Cidade de Concórdia.
Este sonho se tornou realidade e hoje a Rádio 104FM se consolida no meio de comunicação e tem o seu papel fundamental na comunidade local e em toda a região.
Sempre com o intuito de levar para a comunidade programação de qualidade, música e informação, é atribuída a ela o título de “A Rádio Mais querida da Cidade”.

CONTATO