Carlo Ancelotti, novo treinador da Seleção Brasileira, foi apresentado oficialmente pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) na tarde desta segunda-feira, dia 26, e fez sua primeira convocação. Os 25 jogadores anunciados vão defender o Brasil nos próximos dois jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo (veja abaixo). Neymar, que voltou recentemente após lesão, não foi convocado.
- Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr), Hugo Souza (Corinthians);
- Defensores: Alex Sandro (Flamengo), Alexsandro (Lille), Beraldo (PSG), Carlos Augusto (Inter de Milão), Danilo (Flamengo), Léo Ortiz (Flamengo), Marquinhos (PSG), Vanderson (Monaco), Wesley (Flamengo);
- Meio-campistas: Andreas Pereira (Fulham), Andrey Santos (Strasbourg), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Ederson (Atalanta), Gerson (Flamengo);
- Atacantes: Antony (Betis), Estêvão (Palmeiras), Gabriel Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (Wolverhampton), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Vini Júnior (Real Madrid).
“A estratégia, eu já expliquei. É tentar colocar em pouco tempo toda a qualidade que nós temos. Com atitude, compromisso, sacrifício de todos. Dos jogadores e de todos nós. Essa é única forma de tentar a classificação. Primeiro é se classificar e depois se preparar para o Mundial. Qualidade nós temos. Eu tenho muita confiança de que podemos nos sair bem e construir um time que possa competir contra qualquer um”, disse o novo técnico.

O italiano desembarcou no Brasil na noite de domingo, dia 25, e vai estrear no comando da seleção diante do Equador, no dia 5 de junho, no Monumental de Guayaquil, em Guayaquil, às 20 horas. Depois o Brasil vai encarar o Paraguai, no dia 10, na Neo Química Arena, em São Paulo, às 21h45.
“É uma honra, um grande orgulho comandar a seleção, que é a melhor do mundo. Eu tenho um grande trabalho para fazer com que Brasil volte a ser campeão, vamos juntos. Precisamos de todos vocês […]. Eu vou tentar realizar um trabalho com o nível máximo”, disse o novo treinador ainda antes de anunciar os nomes.
Durante a apresentação oficial, o ex-técnico Luiz Felipe Scolari, pentacampeão do Mundo em 2002, entregou a Ancelotti uma jaqueta de treinador da Seleção Brasileira. “Dizer ao Carlo que é um prazer, é uma alegria, uma satisfação, uma felicidade estar contigo. E que desejamos o melhor possível. Seja a pessoa que sempre foi e vai conseguir no Brasil tudo aquilo que conseguiu na sua vida. Tudo de bom. E o melhor para o nosso Brasil”, desejou Felipão.
“O mais importante é que consiga criar um ambiente familiar, de respeito. A palavra respeito é muito importante, de onde podemos tirar a nossa melhor versão. É um desafio muito grande, mas eu acho que o aspecto familiar é um componente muito importante. Ter o objetivo de ganhar o Mundial não é somente o objetivo de 23 jogadores, é um objetivo de um país inteiro”, afirmou Ancelotti.
Carlo Ancelotti é o maior campeão da Champions League, com cinco títulos (três pelo Real Madrid e dois pelo Milan), e único técnico a conquistar os campeonatos nacionais das cinco principais ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França).
Além de garantir a classificação para a Copa do Mundo de 2026, nos Estados Unidos, ele tem como desafio ir em busca do hexacampeonato no ano que vem. Atualmente, o Brasil ocupa a quarta posição na tabela de classificação da Eliminatórias, com 21 pontos.
Fonte: Oeste Mais