Menos chuvas e altas temperaturas entre os meses de fevereiro e março no Oeste

Facebook
Twitter
LinkedIn
Previsão também indica massas de ar quente, com dias consecutivos de altas temperaturas.

O calor permanece em Santa Catarina e a chuva se mantém próxima à média, com exceção do Oeste Catarinense, que deverá ter tempo mais seco em fevereiro e março, segundo boletim recente emitido pela Epagri/Ciram. Já no mês de abril, todas as regiões devem registrar chuva e temperatura próxima à média climatológica no estado.

Em fevereiro e março, as massas de ar quente atuam com frequência, com dias consecutivos de temperatura alta, inclusive à noite. Ondas de calor, com cinco ou mais dias consecutivos de temperatura máxima acima de 30°C são esperadas no verão, porém sem muitos extremos.

A partir da segunda quinzena de março e especialmente em abril, começam a ocorrer episódios com temperatura mais baixa na madrugada e no amanhecer, com geada nas áreas altas do Planalto Sul e chegada das primeiras massas de ar frio no estado.

Também a partir de março, ciclones extratropicais atuam com mais frequência no Litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, provocando vento intenso, mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no Litoral catarinense.

Chuva

De fevereiro a abril, a chuva deve ser irregular, associada ao aquecimento da tarde nos meses de verão, característica da estação. Segundo a meteorologista da Epagri/Ciram Gilsânia Cruz, os próximos três meses devem ter alta incidência de eventos de chuva forte, com totais elevados em curto tempo, temporais com raios, granizo e ventania devido ao predomínio das condições tropicais.

Conforme a meteorologista da Epagri/Ciram Marilene de Lima, a média mensal de chuva em Santa Catarina em fevereiro é de 150 a 170 mm no Planalto e chega de 190 a 210 mm no Extremo-Oeste, Oeste, Meio-Oeste e no Litoral.

Em março diminuem as chuvas de verão, e principalmente a partir da segunda quinzena, quando as frentes frias chegam com mais frequência ao Sul do Brasil, sendo responsáveis pela maior parte da chuva no estado. Em abril, a chuva diminui ainda mais e a média mensal fica em torno de 110 a 170 mm no estado.

Fonte: Oeste Mais

Veja também

Adicionar o seu comentário

14 + 6 =

Em 2002, através de um sonho e um grande desejo que existia no coração de um grupo de pessoas e entidades, lideres juntaram as forças e se reuniram com um único objetivo: montar uma Rádio Comunitária na Cidade de Concórdia.
Este sonho se tornou realidade e hoje a Rádio 104FM se consolida no meio de comunicação e tem o seu papel fundamental na comunidade local e em toda a região.
Sempre com o intuito de levar para a comunidade programação de qualidade, música e informação, é atribuída a ela o título de “A Rádio Mais querida da Cidade”.

CONTATO